Início Tecnologia WhatsApp, enfim, poderá ser usado em vários aparelhos ao mesmo tempo

WhatsApp, enfim, poderá ser usado em vários aparelhos ao mesmo tempo

0

Uma das principais limitações do WhatsApp é que ele não pode ser usado em dois celulares ao mesmo tempo — ao fazer login em um aparelho, você é desconectado do outro. Isso, porém, pode mudar em breve: a mais nova versão beta do aplicativo já traz uma função para conectar um novo dispositivo sem sair do anterior.

O recurso foi encontrado pelo pessoal do WABetaInfo, que acompanha bem de perto as novidades do WhatsApp. Mesmo na versão beta, porém, a ferramenta para conectar ainda está oculta e não totalmente funcional.

A questão de não poder usar a mesma conta em dois aparelhos ao mesmo tempo tem a ver com o jeito com que o WhatsApp lida com as mensagens: elas são criptografadas de ponta a ponta e vão do dispositivo que enviou a mensagem para o dispositivo que a recebeu, sem ficarem armazenadas em um servidor.

É diferente do que faz o Telegram, por exemplo, que armazena as mensagens da sua conta em um servidor, o que permite que elas sejam acessadas por diferentes aparelhos ao mesmo tempo — e que também tornou o app mais suscetível a vazamentos.

Esse método do WhatsApp fica bem visível ao usar o WhatsApp Web, versão do mensageiro para navegadores. Para acessar as mensagens, você precisa escanear um QRCode usando o aplicativo de celular. O WhatsApp Web, então, passa a acessar as mensagens e contatos que estão no dispositivo. Se o smartphone estiver sem bateria ou desconectado, você não consegue usar o Web.

Nas capturas de tela do WABetaInfo, ao conectar um novo aparelho, o app recomenda usar Wi-Fi, para não ter problemas com o consumo de dados. Não está claro se isso é necessário apenas para a migração das mensagens e arquivos de mídia ou se a conexão precisará ser permanente.

WABetaInfoem um tuíte, especulou que não será necessário deixar o aparelho principal conectado. Parece improvável, já que a forma como o app lida com mensagens seria bastante alterada, e um modelo com mensagens na nuvem precisaria ser adotado.

Seja como for, a novidade é muito bem-vinda. Ela permitiria, por exemplo, usar o WhatsApp em tablets — o WABetaInfo disse recentemente que um app para iPad pode estar a caminho também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui