Início Brasil Coronavírus: é seguro lavar a máscara de pano na máquina de lavar...

Coronavírus: é seguro lavar a máscara de pano na máquina de lavar roupas?

Médica revela se estilo prático de lavagem, cada vez mais comum, é ou não eficaz

0
Máscaras de Proteção
Foto: Rike / Getty Images

Ao invés de lavarem as máscaras de pano na mão, muitas pessoas têm optado por higienizar seus acessórios de proteção na máquina de lavar roupas, por uma questão de mera praticidade. Mas será que esse estilo conveniente de lavagem é realmente eficaz contra o coronavírus?

A médica especialista em patologia Natasha Slhessarenko, do Laboratório Exame, garante que sim, desde que realizado de maneira correta.

“É necessário fazer um ciclo completo (lavagem, enxágue e secagem) de pelo menos 30 minutos, com a temperatura da água a 60 graus”, orienta a profissional.

A lavagem deve ser exclusiva para as máscaras. “Para uma higienização ainda mais eficaz, pode-se acrescentar água sanitária ou hipoclorito de sódio no sabão em pó”, acrescenta.

“Para uma higienização ainda mais eficaz, pode-se acrescentar água sanitária ou hipoclorito de sódio no sabão em pó”

A médica também recomenda, após a higienização, passar o acessório com ferro em alta temperatura.

No mundo ideal

Apesar de afirmar que é seguro usar a máquina para higienizar máscaras de proteção, Natasha frisa que a maneira ideal de lavar o acessório é mesmo na mão.

“Idealmente, a máscara deve ser lavada na mão, com sabão em água corrente. Ela também deve ser deixada de molho em uma mistura de 10ml de água sanitária para 500ml de água natural, por um período de 20 a 30 minutos”, conta.

Depois, num mundo ideal, deve-se enxaguar bem para tirar toda essa mistura desinfetante, torcer e deixar secar. “No dia seguinte, para completar, é recomendado passar o acessório com ferro bem quente”, complementa.

Outras observações

A médica salienta que as máscaras não profissionais devem ser feitas de algodão, com duplo tecido, para serem consideradas seguras.

“Vale ressaltar, ainda, que nunca se deve remover o acessório pela parte do algodão, e sim pelos elásticos. Dessa maneira, você diminui ainda mais o risco de contaminação”, diz.

“E nada de deixar o acessório jogado na bolsa. O correto é armazená-lo, sempre, em um saquinho plástico”, finaliza a especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui